Confira o que você deve considerar na hora de escolher lubrificante para carro.
Todos os motoristas já foram abordados por algum frentista na hora de abastecer o carro, perguntando se queria trocar o óleo do carro, no entanto, muitos nem sequer sabem da real importância do lubrificante para motor, como escolher um e a hora de realizar a troca.
Antes de comentar sobre o óleo do motor, é importante salientar que existem outros tipos que devem ser trocados regularmente, como o lubrificante para embreagem, óleo de freio, dentre outros, no entanto, esses são aferidos durante as revisões periódicas, onde o mecânico analisa a necessidade de tal manutenção.
Ou seja, o óleo que necessita de uma atenção especial, e que é trocado com uma periodicidade maior é o lubrificante para motor, mas se você está perdido na hora de escolher o produto correto, aqui vão algumas dicas para te ajudar:
Confira as orientações da montadora
A primeira e mais importante dica na hora de escolher o óleo lubrificante para carro, é se atentar às recomendações do fabricante do automóvel. As indicações de marcas e especificações do óleo sempre estão apontadas no manual do veículo.
Por isso, antes de seguir a recomendação de algum frentista, amigo ou qualquer vendedor, observe as recomendações de quem realmente compreende as reais necessidades do veículo, ou seja, a montadora.
Dê preferência aos lubrificantes sintéticos
Caso seja necessário realizar alguma adequação e mudança no lubrificante para motor, em relação a mudanças no veículo, longa quilometragem ou dificuldade em encontrar o produto utilizado anteriormente, opte por óleos sintéticos.
Essa recomendação é relativamente comum, pois os lubrificantes sintéticos são confeccionados para obter uma característica específica do produto, apresentando assim uma estabilidade melhor e um ciclo de vida útil mais duradouro, o que nos leva a próxima dica.
Fique atento ao período de validade do lubrificante
Muitos condutores fazem a troca do lubrificante para motor seguindo a quilometragem máxima informada no produto, o que é normalmente anotado em algum adesivo fixo junto ao pára-brisa.
No entanto, além da quilometragem recomendada para a troca do óleo, existe um prazo de validade para o produto. Ou seja, ainda que você utilize o seu veículo esporadicamente, e demore muito para atingir a quilometragem para a troca do lubrificante, existe um período indicado pelo fabricante para a troca, que normalmente corresponde a 6 meses.
Não misture marcas de lubrificantes distintas
Antes que o prazo de troca ou quilometragem sejam atingidos, é comum que o nível do óleo abaixe por algum motivo, como a queima do lubrificante, evaporação ou vazamento. Neste caso, é recomendável completar o fluido para que ele não fique abaixo do nível mínimo recomendado.
Ainda assim, você deve utilizar sempre a mesma marca e modelo de óleo lubrificante para motor que foi usado anteriormente, pois mesmo que os comparativos indiquem a mesma classificação, o processo de fabricação e propriedade dos produtos podem distinguir, o que acarreta uma condição inadequada e até mesmo danosa para o veículo.
Agora que você possui dicas valiosas sobre como escolher o melhor lubrificante para carro, confira as opções disponíveis no site da RPF Auto Peças, uma referência nacional quando se trata de loja de produtos e peças automotivas, com despacho imediato para todo o Brasil.