É necessário alguns cuidados frequentes para deixar o interior do carro como novo, também precisamos do suporte de um profissional experiente.
Os estofados dos automóveis juntamente com o volante são os itens que mais entram em contato com os motoristas. Dessa forma eles são considerados os pontos de maior exposição a sujeiras e manchas. È importante lembrar também qual o tipo de usabilidade do veículo e o local onde ele costuma circular.
Sobre esse tema, a dúvida que mais surge nos proprietários de veículos é a frequência ideal para se fazer a limpeza dos bancos. Sobre o tempo ideal entre cada limpeza, depende muito da localidade, se o motorista costuma dirigir com os vidros abertos e outros fatores. Se o trajeto que o motorista costuma usar é estrada de terra, isso facilita o contato com a sujeira.
Já a fuligem reunida por quem anda na cidade costuma ser mais difícil de ser dectada. No caso dos bancos feitos de tecido, uma ótima forma de saber se está na hora de realizar a limpeza é ir até um local com boa iluminação, bater algumas vezes no banco com as mãos e verificar se está subindo alguma poeira.
Se subir um pouco de poeira dos bancos de tecido é um forte indicativo que já está na hora de realizar uma limpeza.
Já quando o carro possui bancos feitos em couro ou courvin, é menos frequente a permanência da sujeira. Nesse caso, uma exelente forma de verificar se o banco necessita de limpeza, especialmente em superfícies escuras, é verificar se o revestimento possui brilho. Estando brilhoso é um forte indicativo que está na hora de limpar.
Cuidados constantes
Um bom hábito para evitar que sujeiras diárias residam nos seus bancos é realizar uma limpeza periódica. Começando com a utilização do aspirador nos estofados, removendo a poeira acumulada e os pequenos resíduos.
Aquela neblina de poeira que sobe quando batemos nos bancos com as mãos em um ambiente bem iluminado pode ser facilmente eliminada mantendo uma rotina na aspiração dos estofados do veículo, vale lembrar pra quem possui problemas respiratórios a falta da limpeza pode se tornar um grande inimigo para a saúde de quem utiliza o veículo frequentemente, provocando alergia para quem já sofre com rinite.
Nos bancos de couro uma forma fácil de detectar a sujeira é analisar se a superfície esta brilhando.
Com a aspiração também ganhamos outra vantagem, pois os restos de alimentos escondidos nos cantos do estofado que porventura acabou caindo no ato de consumir alimentos são removidos, reduzindo bastante o foco dos odores. Aspirando os restos de alimentos, por menor que sejam, também evitamos o aparecimento de insetos como baratas e formigas.
Para limpar a superfície, é necessário ter três panos, detergente neutro e água.
- A primeira ação é passar nos bancos um dos panos levemente umedecido e detergente, lembre se de não encharcar o pano, esse lembrete é ainda mais importante para bancos de tecido, pois eles tendem a absorver o líquido.
- Segunda ação é passar outro pano levemente emudecido com água apenas.
- O terceiro e último passo é passar o último pano seco para remover alguns excessos.
Uma boa higienização é sempre bem-vinda
Dependendo do seu cuidado com o veículo o tempo entre uma limpeza e outra pode variar, é super recomendado contratar um profissional especializado em higienização para dar um capricho nos bancos de tempos em tempos.
O procedimento de higienização possui valores variados, dependendo da sua região, o tamanho do seu veículo também pode influenciar no preço.
Mais vale a pena, pois é feita uma limpeza profunda no estofado com esse procedimento, removendo manchas superficiais e deixando seu estofado com um apécto de novo.
Em bancos de tecido a dica é fazer uma impermeabilização, ajudando evitar a absorvição de líquidos derramados, ajuda até mesmo não encharcar o banco de água de sal, naquele retorno da praia com a família (risos).
Para os bancos de couro outra dica útil para manter as características do material é fazer uma hidratação.
Tanto a higienização e a hidratação é interessante que seja feita a cada 6 meses para ajudar na garantia da vida útil do material.
Se por acaso o tecido ou o couro foi manchado severamente, o melhor a se fazer é buscar ajuda de um especialista, pois normalmente tem solução. No caso de bancos de tecido, o procedimento é realizado com produtos abrasivos que removem manchas restaurando a estética original.
Para manchas mais intenças em bancos de couro uma solução também é pintar a região afetada.
Mais depente do tipo de mancha no couro, há casos que produtos utilizados na prestação de serviço especializado podem remover, em casos mais críticos é realizada uma repintura da região manchada mantendo o mesmo tom de cor que o original.